Proposta Pedagógica

A Escola Nossa Senhora de Fátima – Educação Infantil e Ensino Fundamental nasceu para educar o coração da criança e do jovem para a vida, a fraternidade, a justiça e para a comunidade. Acredita que o desenvolvimento é um processo integrado que abrange todos os aspectos da vida humana (físico, emocional, cognitivo e social). Portanto, toma como linha de ação apoiada na Psicologia Social de Vigostski, no Sócio-Interacionismo e na Pedagogia Histórico-Crítico. Conforme estas concepções o conhecimento é mediado pelo social. Cujo foco é o conhecimento visto como representação da realidade. Para subsidiar e apoiar a linha pedagógica à escola tem como referencial teórico às teorias de Vygotsky e Wallon. A escola oferece aos alunos espaços e oportunidades que os transformem em cidadãos possuidores de uma mentalidade científica, lógica e participativa, capaz de interpretar e transformar a sociedade e a natureza em benefício do homem e do bem-estar pessoal e coletivo. Nossa proposta pedagógica explora questões psicológicas, sociais, econômicas, culturais e plurais, sempre permeada pelas novas tecnologias e pela pluralidade de linguagens que constituem o mundo. Assim, não desvinculamos a formação das crianças e jovens da singularidade, da autonomia, da liberdade e da capacidade de intervir socialmente.